domingo, dezembro 19, 2010

Amar ser brasileira e gaúcha? Sempreeeeeee!

Prédio: Fritz, nossa casa!
Com o passar dos dias andamos um pouco cansados do cotidiano aqui nos EUA. As pessoas são tão fechadas, individualistas, tristes (ainda mais se compararmos com os brasileiros), enfim, diferentes.
Concordia Seminary St. Louis/MO
A cultura é sempre algo que influencia em nossa maneira de viver e ver a vida. Nós brasileiros somos um povo com dificuldades diárias, uma realidade que normalmente não está presente aqui, mas que sabemos aproveitar os momentos felizes com nossa família e amigos, damos muito valor a esses momentos.
Brasil!!!
Fica fácil dar um exemplo, olha só: sexta-feira, fim de tarde (lá pelas 18h30, heheh) estamos chegando do trabalho. Depois de um banho já preparamos um chimarrão e reunimos a família, chamamos uns amigos e pronto! Muita conversa, muita risada, muitos bons momentos! Nada de horário para começar e muito menos terminar, e por quê? Porque valorizamos exatamente esses momentos... vemos a importância disso nas nossas vidas, isso que nos dá força e vontade de seguir adiante mesmo sabendo das dificuldades do dia seguinte.
Tudo bem, agora você deve estar se perguntando: "E qual é a diferença, tirando o chimarrão, é claro...". Pode até ser engraçado, mas se analisarmos a fundo veremos que é triste e solitário o que irei comentar agora. O povo estadounidense (sim, porque todos nós somos americanos) quando te convida para algo diz o horário que começa e quando irá terminar,
Estados Unidos
por exemplo: "Das 6h00pm até 8h00pm". Isso mesmo, não importa quão amigo você é ou quanto tempo você tem, é assim e ponto final.
Temos que admitir que no início achamos muito estranho. Além do horário outra grande diferença é que eles não te acompanham até  a porta, tu te levanta e caminha até a porta, abre e vai embora, heheheh!
Então é assim, as pessoas te convidam para jantar com horário para tudo, quando chega o horário de terminar nós nos levantamos, acenamos (sem muito contato físico), abrimos a porta e saímos. Isso demonstra o quanto eles valorizam os relacionamentos. Como falei no início é uma questão cultural, aqui é normal, mas se fizermos isso no Brasil, nossa, seria muita falta de educação.
Essas coisas contribuem para que nossa saudade aumente ainda mais! Não existe conexão entre as pessoas aqui. Eles valorizam a privacidade deles ao extremo, não que nós não valorizemos, mas nossa privacidade não exclui nossas amizades e, normalmente, inclui um grupo de amigos não apenas nós mesmos.
Rio Grande do Sul!!!

Bom, tenho que ir, mas antes tenho que dizer que amo ser brasileira e gaúcha; amo ter amigos verdadeiros; amo ter uma família maravilhosa; amo ser feliz; amo estar voltando para recarregar minhas reservas de amor e alegria! 

Agradeço a Deus, nosso Pai, que é maravilhoso e me  abençoou com tudo isso e um marido incrível!

Fui!!!

2 comentários:

  1. Pois é Biel, algumas coisas são boas, outras muito ruins!
    Por isso não existe lugar melhor que a nossa terra! Hehheh

    ResponderExcluir